O Curso

Com um conteúdo desenvolvido com base nos conceitos fundamentais de programação orientada a objetos e as funcionalidades do Microsoft Visual Studio, o módulo Essencial apresentar novos conceitos e ferramentas.

A Oportunidade

Há cada vez mais oportunidades de emprego para os profissionais do setor de programação e desenvolvimento, uma vez que todos os setores da economia estão ligados à tecnologia de alguma forma. Visto isso, o curso de Programação C# com Visual Studio 2012 foi idealizado, sendo este o primeiro de quatro módulos voltados para automação comercial.
O que você irá aprender X
Conteúdo P. Descrição
Programação C# com Visual Studio Essencial
Aula 01: Apresentação do Visual Studio Conhecer um pouco da Plataforma .NET;
Aprender sobre o serviço Web Service XML;
Adquirir conhecimentos sobre a linguagem C#;
Conhecer a interface do Visual Studio;
Criar um novo projeto;
Aprender a executar e finalizar os aplicativos durante o seu desenvolvimento;
Conhecer os painéis Solution Explorer, Toolbox e Properties;
Alterar o texto de título e o ícone do formulário;
Aprender a salvar um projeto.
Aula 02: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte I Iniciar um projeto Windows Form;
Alterar as propriedades do formulário;
Aprender sobre o recurso Intellisense;
Realizar Instanciação de objetos;
Fazer a Aplicação de Métodos;
Visualizar a utilização de Comentários;
Inserir Componentes: Label, Button, Panel, TextBox e CheckBox;
Aula 03: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte II Conhecer as propriedades e eventos do controle CheckBox;
Aprender as propriedades do componente PictureBox;
Aprender a importar imagens;
Criar e conhecer as propriedades e eventos do controle RadioButton;
Utilizar e conhecer as propriedades do controle OpenFileDialog;
Aprender a habilitar e desabilitar componentes;
Aula 04: Criando o primeiro projeto com Windows Forms - Parte III Conhecer a propriedade do componente TextBox;
Trabalhar com a MessageBox;
Aprender sobre a declaração de variáveis;
Converter texto em número utilizando o Parse;
Conhecer o laço de repetição FOR.
Aula 05: Criando o layout do sistema Criar o layout do sistema Cálculo da Média:
Adicionar uma imagem como título do programa;
Size Mode;
Fixar e desafixar os painéis;
Copiar objetos através da tecla Ctrl;
Conhecer as linhas de alinhamento do Visual Studio;
Utilizar as ferramentas de alinhamento;
Criar uma caixa de seleção: comboBox;
Adicionar um seletor numérico;
Aula 06: Programando o projeto Cálculo Média Aprender sobre váriaveis do tipo double e string;
Converter valores e utilizar a propriedade Convert.To;
Relembrar e usar a propriedade de conversão .Parse;
Obter conhecimento e utilizar a propriedade de conversão .ToString();
Conhecer e utilizar a propriedade Value;
Aprender a utilizar os operadores lógicos.
Aula 07: Atividades de reforço - Criando um Conversor de Temperatura Relembrar a utilizar o painel Toolbox;
Relembrar a adicionar e configurar componentes (Label, TextBox, RadioButton, GroupBox, Button);
Aprender a utilizar a ferramenta Send to Back; (novidade)
Relembrar a utilizar a Snapline;
Relembrar a criar Variáveis;
Relembrar a aplicar Conversão de valores;
Relembrar a adicionar Comentários;
Relembrar a utilizar estruturas condicionais;
Relembrar a utilizar a Propriedade Clear();
Relembrar a utilizar a Estrutura de Repetição Foreach.
Aula 08: Criando um aplicativo de Controle de Frota Aprender a criar classes;
Aprender a instanciar um objeto;
Conhecer o funcionamento de uma sequência de escape;
Aprender a criar métodos;
Fazer o encapsulamento.
Aula 09: Criando um Aplicativo de Controle de Frota - II Aprender o que são as Propriedades o Atributo;
Obter conhecimento sobre Métodos de Acessos;
Conhecer e utilizar a propriedade AppendText;
Aprender sobre a Herança de Classes;
Conhecer e aprender a utilizar as propriedades Autoimplementadas.
Aula 10: Atividades de reforço II: Preparando um sistema de cadastro de clientes Relembrar os conceitos de classes, atributos e propriedades autoimplementadas;
Revisar os métodos de acesso Set e Get;
Relembrar o Instanciamento de classe;
Revisar a aplicação da propriedade AppendText;
Relembrar as sequências de escape;
Elaborar e chamar um método.
Aula 11: Polimorfismo Parte I: Trabalhando com sobrecarga de métodos Criar arquivos separados para as classes;
Polimorfismo (para que serve e sua importância);
Sobrecarga de métodos;
Método Construtor.
Aula 12: Polimorfismo Parte II: Trabalhando com interfaces, classes e métodos abstratos. Aprender sobre interfaces;
Conhecer classes abstratas;
Aprender a utilizar métodos abstratos.
Aula 13: Revisando o Polimorfismo Revisar os conceitos referentes ao Polimorfismo.
Sobrecarga e métodos;
Interface e classe abstrata.
Aula 14: Projeto Final: Calculadora Parte I Elaborar o design de uma calculadora;
Adicionar componentes e alterar as propriedades dos mesmos;
Conhecer a estrutura completa de um evento;
Object Sender e EventArgs e;
Aprender a criar o comando de verificação dos botões;
Criar uma estrutura de decisão Switch / Case;
Aula 15: Projeto Final: Calculadora Parte II Continuar o projeto da calculadora, programando os botões de operações;
Aprender sobre variáveis locais e globais;
Utilizar variáveis globais no formulário da calculadora.
Aula 16: Projeto Final: Calculadora Parte III Relembrar como criar classes;
Relembrar como definir e utilizar classes abstratas;
Relembrar como implementar classes abstratas;
Relembrar e implementar a referência this;
Programação C# com Visual Studio - Intermediário
Aula 1: Trabalhando com banco de dados Parte I Conhecer o conteúdo do curso;
Iniciar o projeto voltado a um consultório;
Conhecer o Painel Server Explorer e o Data Connections;
Criar uma fonte de dados para conseguir manipular os objetos da base de dados;
Trabalhar com o painel Data Sources e através do assistente criou o DataSet;
Conhecer String de Conexão;
Definir e criar o layout do formulário.
Aula 2: Trabalhando com banco de dados Parte II Alterar design do formulário;
Cadastrar consultas utilizando a BindingNavigator;
Adicionar e configurar o DataGridView.
Aula 3: Trabalhando com banco de dados Parte III Trabalhar com o componente TabControl;
Criar a parte para pesquisas no formulário;
Adicionar query através do QueryBuilder;
Criar consultas e ligar as queries ao DataGridView.
Aula 4: Criando um Sistema de Cadastro de Alunos Parte I Relembrar o processo de criação de um projeto no Visual Studio e revisar o uso do componente TabControl;
Revisar a utilização do painel Server Explorer;
Relembrar como criar um banco de dados através do assistente Create New Server Database;
Rever o uso do painel Data Source e estabelecer uma conexão entre o banco de dados e o sistema de Controle de Alunos;
Testar as funcionalidades do sistema criado.
Aula 5: Revisão Criando um Sistema de Cadastro de Alunos Parte II Adicionar o DataGridView usando o assistente;
Criar outro componente através do painel Toolbox;
Construir uma query;
Usar o assistente Query Builder;
Criar o evento do btnPesquisar.
Aula 6: Criando um Sistema de Controle para Consultório Parte I Visualizar e compreendeu a estrutura do banco de dados;
Estabelecer a conexão entre o aplicativo e o banco;
Criar um formulário para a tela principal do programa;
Fazer outro formulário para o cadastro de médicos.
Aula 7: Criando um Sistema de Controle para Consultório Parte II Elaborar o design do formulário para o cadastro de pacientes;
Adicionar componentes e alterar suas propriedades;
Aprender como ligar uma tabela ao ComboBox;
Relembrar conceitos já aprendidos durante a preparação dos outros componentes.
Aula 8: Criando um Sistema de Controle para Consultório Parte III Elaborar o design da tela principal do aplicativo;
Incluir um sistema de pesquisa;
Criar e configurou um DataGridView;
Adicionar um filtro de pesquisa por data.
Aula 9: Projeto Final Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria Parte II Gerar a conexão entre o banco de dados e o aplicativo;
Criar a área de pesquisa;
Adicionar queries;
Editar itens do componente ToolStrip.
Aula 10: Projeto Final Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria Parte II Aprender a criar fomulários conectados com o banco de dados sem arrastar os componentes do DataSource;
Criar consultas SQL INSERT, SQL UPDATE, SQL DELETE;
Criar consulta SQL e código para retornar os dados da tabela Sabor;
Adicionar o TableAdapter da tabela Sabor.
Aula 11: Projeto Final Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria Parte III Criar consultas SQL;
Adicionar o TableAdapter;
Configurar o evento Load;
Programar os botões do formulário.
Aula 12: Projeto Final Elaborando um Sistema de Controle de Pizzaria Parte IV Preparar a área de pesquisa no formulário principal;
Adicionar um DataGridView;
Configurar as colunas que aparecerão neste componente;
Implementar via código para que ao selecionar uma das opções de pesquisa, as outras fiquem desabilitadas;
Elaborar a programação do botão Pesquisar.
Programação C# com Visual Studio – Avançado 1
Aula 1: Controle de Academia: Iniciando o projeto Interativa Conhecer o que o curso oferecerá;
Criar a classe Conexão;
Atribuir uma string de conexão para a classe;
Testar a conexão com o Barco;
Aula 2: Controle de Academia: Criando método de inserção com comandos SQL Aprender sobre a classe SqlCommand;
Conhecer e adicionar uma namespace;
Estruturas um método com comandos SQL;
Criar uma StringBuilder;
Aula 3: Controle de Academia: Buscando e exibindo registros Criar o método DataTable dadosTabela;
Gerar uma nova conexão com a tabela Professores;
Elaborar o método listarProfessores;
Aula 4: Controle de Academia: Realizando UPDATE Aprender como gerar evento Click para o componente DataGridView;
Aprender como acessar os dados do DataGridView através do código;
Aprender a atualizar o banco de dados através do comando UPDATE;
Aula 5: Controle de Academia: Programando a exclusão de registros e criando pesquisas dinâmicas Aprender a criar um método com comandos SQL para excluir registros;
Conhecer um método que nos ajudará a pesquisar por registros;
Utilizar o comando LIKE;
Aula 6: Controle de Academia: Reforçando Conceitos Conhecer e utilizar a Propriedade DataSource do ComoBox por meio de código;
Aprender sobre o DisplayMember;
Obter conhecimento sobre ValueMember;
Criar a classe Modalidades;
Aula 7: Controle de Academia: Preparando os botões do menu do formulário Modalidades Programar o botão Salvar;
Acrescentar um método na classe Modalidades;
Aula 8: Controle de Academia: Criando integração com o banco de dados e interligando tabelas Modificar o método Listar no formulário Modalidades;
Aprender a usar o INNER JOIN;
Criar o método Excluir do frmModalidades;
Fazer o evento do DataGridView no frmModalidades responsável por editar os registros;
Aula 9: Controle de Academia: Revendo conceitos de Select e conhecendo a propriedade MDI Relembrar e utilizar a instrução Sql INNER JOIN;
Conhecer e utilizar o recurso Surround With;
Aula 10: Controle de academia: Carregando dados de um formulário para outro, através do método construtor Criar uma condição para o btnHorario;
Converter a tabela CODIGO para int;
Programar uma janela de confirmação;
Criar variáveis;
Realizar configurações para a barra de títulos;
Criar o método ListarHorarios();
Aula 11: Controle de Academia: Utilizando os dados de um DataGridView para diminuir a interação do aplicativo com o banco de dados Aprender a utilizar os dados do DataGridView no lugar de um DataTable;
Trabalhar com evento Enter
Aula 12: Controle de Academia: Preparando a inclusão de matrículas dos alunos Programar o botão incluir;
Aplicar o evento Cellclick;
Utilizar o evento Load;
Aula 13: Controle de Academia: Conhecendo a instrução COUNT(*) e o Casting de variáveis Aprender a utilizar a instrução COUNT(*);
Aprender a usar o Casting de variáveis;
Aula 14: Controle de Academia: Criando um controle de mensalidades Trabalhar com DateTime para definir a data de vencimento de uma mensalidade;
Adicionar coluna no DataGridView;
Aula 15: Controle de Academia: Iniciando a preparação do fluxo de caixa Deixar dinâmico o aparecimento da data e hora atuais na barra de título do frmAberturaCaixa;
Verificar qual item foi escolhido no ComboBox, através do evento SelectedIndexChanged;
Preparar o método AtualizarAberturaCaixa() e aplicar o método Substring no formulário();
Preparar as caixas de textos para realizarem ações assim que saímos delas;
Aula 16: Controle de Academia: Continuando a preparação do fluxo de Caixa Criar o Método VerificaSituaçãoCaixa (frmPrincipal) e SituacaoCaixa (frmCaixa);
Programar o Botão FecharCaixa;
Elaborar o Método ListarDetalhesCaixa (frmCaixa);
Trabalhar com os Formulários Retirada e Suprimento;
Aula 17: Controle de Academia: Finalizando o projeto e construindo um relatório Atribuir o componente ReportViewer;
Criar um relatório por meio do item Report;
Adicionar Expressões.
Programação C# com Visual Studio – Avançado 2
Aula 01: Controle de Farmácia: Aprendendo a desenvolver em camadas Criar um projeto conhecendo a programação multicamadas;
Fazer três camadas para o sistema;
Referenciar as camadas.
Revisar os conceitos vistos na
Utilizar break points para verificar o comportamento dos códigos.
Aula 02: Controle de Farmácia: Validando o cadastro dos clientes na camada Regra de Negócio Usar o método Trim e a propriedade Length;
Conhecer e utilizar o método Replace;
Iniciar a validação do CPF.
Preparar a validação das alterações dos dados do cliente;
Analisar o projeto.
Aula 03: Controle de Farmácia: Reforçando o trabalho com regras de negócio Rever conceitos utilizados na programação multicamadas;
Fazer uso do Método Trim;
Utilizar a Propriedade Lenght;
Estabelecer uma Validação.
Elaborar uma programação de alteração para cadastros existentes.
Aula 04: Controle de Farmácia: Continuando o trabalho com validações Adicionar uma validação no frmProdutos;
Alterar o campo Valor Unitário;
Exibir os produtos com estoque baixo.
Continuar configurando o frmCategorias.
Aula 05: Controle de Farmácia: Criando um sistema de Login Ocultar os caracteres dos campos: Senha e Redigite;
Definir o número de caracteres para a senha;
Verificar se o conteúdo presente no campo Senha é o mesmo do campo Redigite;
Programar uma condição nos métodos Salvar e Alterar para que não haja logins iguais;
Trabalhar com o formulário Login;
Definir que o frmLogin, será o primeiro a ser exibido.
Carregar os dados do usuário que entrou no sistema;
Trabalhar com o componente StatusStrip;
Conhecer as opções oferecidas pela StatusStrip;
Aprender sobre a propriedade BorderSides;
Utilizar a propriedade BorderStyle.
Aula 06: Controle de Farmácia: Definindo as permissões dos níveis de acesso na Tela Principal Relembrar e utilizar a estrutura condicional Swicth Case;
Conhecer e trabalhar com o método OnLoad;
Relembrar e utilizar a ferramenta Surround With;
Conhecer o Componente Timer;
Aplicar a Propriedade ToLongTimeString;
Aula 07: Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de dados Parte I Aprender sobre Criptografia de dados:
Classe ASCIIEncoding e codificação de caracteres ASCII;
Base64;
Criar uma classe com métodos que possibilitem a criptografia de senhas.
Aprender o processo de descriptografar.
Aula 08: Controle de Farmácia: Trabalhando com Criptografia de Dados Parte II Alterar os métodos para o novo padrão Hash MD5;
Retirar o método Descriptografar;
Aplicar uma ³máscara´no campo senha fazendo com que apenas 8 dígitos sejam apresentados.
Continuar com a implementação.
Aula 09: Controle de Farmácia: Iniciando a preparação das vendas dos produtos Ativar o evento TextChanged do TextBox o frmVendas;
Fazer uma verificação sobre o produto informado;
Detectar quantas unidades de um mesmo produto foram vendidas.
Implementar o código para aceitar diferentes produtos;
Aula 10: Controle de Farmácia: Trabalhando com Controle de estoque Criar métodos e desenvolver a lógica para atualizar o banco de dados na compra de produtos.
Programar as ações de Remover itens e cancelar compra.
Aula 11: Trabalhando com Emissão de Cupom Fiscal Entender sobre automação comercial;
Aprender sobre cupom fiscal;
Trabalhar com um emulador de impressora fiscal;
Configurar portas seriais virtuais;
Aprender a utilizar as funções da impressora para programar a emissão do cupom fiscal.
Programar os botões Leitura X e Redução Z do ECF.
Aula 12: Controle de Farmácia: Implementando ECF (Emissor de Cupom Fiscal) Implementar a DLL Bematech;
Configurar o frmFinalizarVenda.
Configurar o botão Salvar e Finalizar do formulário Vendas.
Aula 13: Controle de Farmácia: Criando a Tela de Splash e o Instalador do Aplicativo Criar uma Tela Splash animada;
Programar para que dois formulários carreguem simultaneamente;
Desenvolver o pacote simples de instalação do aplicativo.
Executar o setup do aplicativo comprovando a sua funcionalidade.
Aula 14: Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação Parte I Gerar o script do banco Farmacia;
Preparar a programação necessária antes de gerar o instalador.
Trabalhar com a classe Program;
Utilizar o recurso Breakpoint.
Aula 15: Controle de Farmácia: Desenvolvendo um pacote completo de instalação Parte II Elaborar métodos dentro da classe CriaBancoAcessoDados;
Elaborar métodos dentro da classe intermediária CriaBancoRegraNegcios;
Acessar a classe Program e implementar o seu código com uma estrutura condicional.
Acessar as propriedades da Interface e realizar o processo de criação do instalador.
Realizar um teste no instalador, a fim de verificar seu funcionamento.